Geneplus

ATJPlus - Senepol

Ano 2012

Apresentação

O Programa de Avaliação de Touros Jovens Senepol (ATJPLUS-Senepol) objetiva avaliar touros jovens promissores identificados dentro da raça, contribuindo com o aumento de opções de material genético provado e com a redução do intervalo de gerações. Desta forma, o ATJPLUS-Senepol representa uma importante estratégia para a otimização do Programa de Melhoramento Genético da raça.


Nesta primeira edição, serão avaliados touros jovens que se destacaram na Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol 2011 (PADS 2011). No entanto, para a próxima edição, além dos animais destaques na PADS 2012, espera-se avaliar indivíduos de grande potencial, nascidos em 2011, que forem indicados pelos selecionadores e credenciados pela equipe técnica do Programa Geneplus-Embrapa.


Ressalta-se que o sucesso do ATJPLUS-Senepol depende da efetiva participação de todos sob pena de se tornar uma ação estéril dentro do Programa de Melhoramento Genético do Senepol. Em outras palavras, o ATJPLUS-Senepol é dos selecionadores da raça, os quais serão os maiores beneficiados e os principais responsáveis pelo seu êxito.


Assim, convidamos a todos para participarem!


Supervisão/responsável

A supervisão do ATJPLUS-Senepol estará a cargo do zootecnista Lucas Nascimento Silva, técnico credenciado do Programa Geneplus-Embrapa. Todas as etapas terão seu acompanhamento partindo da distribuição dos lotes de touros e solicitação das doses de sêmen junto às Centrais até a coleta de dados das progênies dos touros em avaliação.

Contato/Informações: Tel: 67 3368-2181 / Cel: 67 8121-9034 / E-mail: lnszoo@hotmail.com


Descrição

No ATJPLUS-Senepol, serão avaliados quatro touros jovens PO, nascidos em 2010, que se destacaram na PADS 2011. A descrição detalhada de cada indivíduo pode ser vista nas últimas quatro páginas deste documento.


Cada touro terá 150 doses de sêmen distribuídas entre os participantes. Para garantir a adequada comparação dos animais em diferentes rebanhos, serão formados lotes com sêmen de três touros diferentes, sendo 25 doses por touro (75 doses por lote). Assim, haverá quatro lotes com diferentes combinações de três touros. Cada um desses lotes será usado duas vezes a fim de se ter 150 doses de cada touro distribuídas, totalizando 8 lotes (600 doses).


A escolha do lote a ser utilizado ficará a critério de cada participante do ATJPLUS-Senepol, sendo que os primeiros a manifestarem interesse, naturalmente, terão mais opções. Enfatiza-se que cada participante, obrigatoriamente, terá que usar ao menos um lote (75 doses), entretanto, caso haja interesse e disponibilidade, poderá requisitar mais lotes ou mesmo doses de um dos touros especificamente./


Requisitos necessários para participação

  • Disponibilidade de, no mínimo, 75 matrizes com identificação única, bem como ano de nascimento e composição racial conhecidos;
  • Compromisso em coletar os dados das progênies do touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa. A coleta de dados deverá ter acompanhamento do técnico responsável do ATJPLUSSenepol.

Investimento

O valor unitário da dose de sêmen será de R$ 5,00 para todos os touros, acrescido das despesas com transporte (entrega).


O acerto financeiro será feito diretamente com as Centrais de Inseminação, com mediação do técnico responsável do ATJPLUS-Senepol.


RGD Nome Pai Avô Materno Proprietário Ficha
CMI1114 PICASSO DA CMI CAMELOT DA AGIR ASL CR DUTCHAMN 26E Ivo Reich Ficha
BAMA063310 DOM BOSCO TE JL DA BAMA GST SOL 100 GST SOL 100 J.L. Agropecuária LTDA. Ficha
BAMA0527 DELGADO TE JL DA BAMA HBC WIZARD 36M D77 RUSTY J.L. Agropecuária LTDA. Ficha
SAN079310 793 DA SAN HERODES DA AGIR SOL 31 Roberto Folley Coelho Ficha

Sócios

Copyright © 2015 Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. Todos os direitos reservados. dothCom
Geneplus Embrapa