Geneplus

ATJPlus - Senepol

Ano 2015

Apresentação

A ideia de avaliar e difundir com agilidade a genética de animais jovens e promissores foi proposta no início da década de 1990, com pioneirismo, pela Embrapa Gado de Corte, com a implantação do Programa de Avaliação de Touros Jovens – ATJ. Desde a sua criação, este Programa foi baseado em parceria com criadores, Centrais de Inseminação, Universidades e Associações de Raças. A estratégia deste Programa consiste em identificar touros jovens promissores e promover, via inseminação artificial, FIV e TE a intensa utilização dos mesmos em rebanhos parceiros garantindo rápido e significativo aumento do número de suas progênies. Isto torna seus resultados mais acurados na avaliação genética, aumentando a segurança do criador em investir naqueles touros jovens que se provem melhoradores. Além de contribuir para a redução do intervalo de geração devido ao maior uso de touros jovens, o ATJ possibilita a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que traz significativos ganhos em variabilidade genética.


Em 2011, o Programa Geneplus-Embrapa, em parceria com o Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol (NBM Senepol), criou a PADS - Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol, em que um dos principais objetivos é contribuir para a identificação de touros jovens melhoradores.


No ano seguinte, foi iniciado o Programa ATJPLUS – Senepol a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados na PADS. Após a eleição dos candidatos, estes são encaminhados para quarentena e coleta de sêmen em uma Central de Inseminação, que é responsável pela distribuição dos lotes de sêmen destes touros às Fazendas colaboradoras. A escolha dos lotes de sêmen é feita pelo participante do ATJPLUS - Senepol, sendo que os primeiros a manifestarem interesse, naturalmente, terão mais opções.


Enfatiza-se que cada participante, obrigatoriamente, tem que atender a distribuição estratégica solicitada pelo Programa. Entretanto, caso haja interesse e disponibilidade, poderá requisitar mais doses. A participação deste projeto implica no compromisso em coletar os dados das progênies dos touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa, sendo esta coleta acompanhada por um técnico do Programa.


O Programa Geneplus–Embrapa agradece aos criadores e às empresas parceiras pela colaboração e convida a todos a participarem desta iniciativa que pode trazer significativos benefícios para a raça Senepol.


Supervisão/responsável

A supervisão do ATJPLUS-Senepol estará a cargo do zootecnista Lucas Nascimento Silva, técnico credenciado do Programa Geneplus-Embrapa. Todas as etapas terão seu acompanhamento partindo da distribuição das doses e solicitação das doses de sêmen junto às Centrais até a coleta de dados das progênies dos touros em avaliação.

Contato/Informações: Tel: 67 3368-2181 / Cel: 67 8121-9034 / E-mail: lnszoo@hotmail.com


Descrição

Nesta edição do ATJPLUS-Senepol, será avaliado um touro jovem PO, nascido em 2013, que se destacou na 4ª Edição do PADS. A descrição detalhada do indivíduo pode ser vista na última página deste documento.


O touro terá no mínimo 600 doses de sêmen distribuídas entre os participantes.


Requisitos necessários para participação

  • Disponibilidade de matrizes com identificação única, bem como ano de nascimento e composição racial conhecidos;
  • Compromisso em coletar os dados das progênies do touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa. A coleta de dados deverá ter acompanhamento do técnico responsável do ATJPLUS-Senepol.

Investimento

As dose de sêmen e o transporte das mesmas serão gratuito aos colaboradores, sendo que a distribuição e a logística ficará a cargo da Alta Genetics, ficando o investimento prorrogado para os custos de visita do técnico para a avaliação da progênies.


RGD Nome Pai Avô Materno Proprietário Ficha
JH0104 CALI104 WC 98N SPARTACUS DA AGIR Airton Litwin / Marcelo Caleffi de Souza Ficha

Sócios

Próximos Eventos

Copyright © 2015 Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. Todos os direitos reservados. dothCom
Geneplus Embrapa