Geneplus

ATJPlus - Senepol

Ano 2016

Apresentação

A ideia de avaliar e difundir com agilidade a genética de animais jovens e promissores foi proposta no início da década de 1990, com pioneirismo, pela Embrapa Gado de Corte, com a implantação do Programa de Avaliação de Touros Jovens – ATJ. Desde a sua criação, este Programa foi baseado em parceria com criadores, Centrais de Inseminação, Universidades e Associações de Raças. A estratégia deste Programa consiste em identificar touros jovens promissores e promover, via inseminação artificial, FIV e TE a intensa utilização dos mesmos em rebanhos parceiros garantindo rápido e significativo aumento do número de suas progênies. Isto torna seus resultados mais acurados na avaliação genética, aumentando a segurança do criador em investir naqueles touros jovens que se provem melhoradores. Além de contribuir para a redução do intervalo de geração devido ao maior uso de touros jovens, o ATJ possibilita a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que pode contribuir com a ampliação da variabilidade genética dentro da raça.


Em 2012, foi iniciado o Programa ATJPLUS – SENEPOL a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados em provas de desempenho com supervisão técnica do Programa Geneplus-Embrapa e, também, daqueles que se destacam, via avaliação genética, nas fazendas participantes do Programa de Melhoramento da Raça Senepol / Geneplus-Embrapa.


Para participação no ATJPLUS - SENEPOL, através das provas de desempenho, além de ser classificado como Elite no ranking e ter aprovação da equipe técnica responsável, os animais devem ser classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica. Enquanto que os animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus - Embrapa, devem ter conformação frigorífica 5 ou 6 à desmama e ao sobreano; terem classificação Elite, na avaliação genética, para as características de Peso à Desmama, Peso ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano; e terem aprovação de dois técnicos. Todos os animais eleitos devem ter nota máxima para a avaliação de aprumos; possuir RGD definitivo emitido pela ABCB Senepol; apresentar exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos. Após a eleição dos candidatos, estes serão encaminhados para uma Central de Inseminação, que é responsável pela distribuição dos lotes de sêmen destes touros às Fazendas colaboradoras. A escolha dos lotes de sêmen é feita pelo participante do ATJPLUS - SENEPOL, sendo que, naturalmente, terá preferência os participantes do Programa Geneplus-Embrapa e os primeiros a manifestarem interesse.


A participação deste projeto implica no compromisso em coletar os dados das progênies dos touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa, sendo esta coleta, preferencialmente, acompanhada por um técnico do Programa.


O Programa Geneplus–Embrapa agradece aos criadores e às empresas parceiras pela colaboração e convida a todos a participarem desta iniciativa que pode trazer significativos benefícios para a raça Senepol.


Supervisão/responsável

A supervisão do ATJPLUS-Senepol estará a cargo do zootecnista Lucas Nascimento Silva, técnico credenciado do Programa Geneplus-Embrapa. Todas as etapas terão seu acompanhamento partindo da distribuição das doses e solicitação das doses de sêmen junto às Centrais até a coleta de dados das progênies dos touros em avaliação.

Contato/Informações: Tel: 67 3368-2181 / Cel: 67 98121-9034 / E-mail: lnszoo@hotmail.com


Descrição

Nesta edição do ATJPLUS-Senepol, serão avaliados touros jovens PO, nascidos em 2014, que se destacaram nas avaliações genéticas e nas provas de desempenho que contam com supervisão técnica do Programa Geneplus-Embrapa.


As descrições detalhadas dos indivíduos podem ser vistas nas últimas páginas deste documento.


Os touros terão no mínimo 600 doses de sêmen distribuídas entre os participantes.


Requisitos necessários para participação

  • Disponibilidade de matrizes com identificação única, bem como ano de nascimento e composição racial conhecidos;
  • Compromisso em coletar os dados das progênies do touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa. A coleta de dados deverá, preferencialmente, ter acompanhamento do técnico responsável do ATJPLUS-Senepol.

Investimento

As doses de sêmen e o transporte das mesmas serão gratuitos aos colaboradores, sendo que a distribuição e a logística ficará a cargo da “Central de inseminação Responsável”, ficando o investimento prorrogado para os custos de visita do técnico para a avaliação da progênies.


RGD Nome Pai Avô Materno Proprietário Ficha
CMI1791 ÉTON DA CMI PRR CAMPEON 7013S RD HÉRCULES 6801J Ivo Vlademir Reich Ficha
GOUD0549 GRANDE DA GOUD OLR UNICO ROJO 4Y GST SOL 31 Gilmar Goudard Ficha
TMR0217 DURK DA TAMAR ELFY DA CMI WC 163R Airton Litwin Ficha

Sócios

Próximos Eventos

Copyright © 2015 Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. Todos os direitos reservados. dothCom
Geneplus Embrapa