Geneplus

ATJPlus - Senepol

Ano 2018

Apresentação

A ideia de avaliar e difundir com agilidade a genética de animais jovens e promissores foi proposta no início da década de 1990, com pioneirismo, pela Embrapa Gado de Corte, com a implantação do Programa de Avaliação de Touros Jovens – ATJ. Desde a sua criação, este Programa foi baseado em parceria com criadores, Centrais de Inseminação, Universidades e Associações de Raças. A estratégia deste Programa consiste em identificar touros jovens promissores e promover, via inseminação artificial, FIV e TE a intensa utilização dos mesmos em rebanhos parceiros garantindo rápido e significativo aumento do número de suas progênies. Isto torna seus resultados mais acurados na avaliação genética, aumentando a segurança do criador em investir naqueles touros jovens que se provem melhoradores. Além de contribuir para a redução do intervalo de geração devido ao maior uso de touros jovens, o ATJ possibilita a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que pode contribuir com a ampliação da variabilidade genética dentro da raça.


Em 2012, foi iniciado o Programa ATJPLUS – SENEPOL a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados em provas de desempenho com supervisão técnica do Programa Geneplus Embrapa e, também, daqueles que se destacam, via avaliação genética nas fazendas participantes do Programa. A partir de 2018, com a maturidade do processo de avaliação genética, optou-se por se adotar apenas a segunda via.


A participação deste projeto implica no compromisso em coletar os dados das progênies do touro e enviá-los ao Programa Geneplus Embrapa, sendo esta coleta, preferencialmente, acompanhada por um técnico do Programa Geneplus Embrapa.


O Programa Geneplus Embrapa agradece aos criadores e às empresas parceiras pela colaboração e convida a todos a participarem desta iniciativa que pode trazer significativos benefícios para a raça Senepol.


Descrição

Nesta edição do ATJPLUS-Senepol, será avaliado touro jovem PO, nascido na safra 2016/17, que se destacou nas avaliações genéticas.


Os critérios listados a seguir foram observados para a escolha dos participantes do ATJPLUS-Senepol 2018:


  • Ser originário de fazenda parceira do Programa Geneplus Embrapa;
  • Não apresentar defeitos graves para a avaliação de aprumos;
  • Nota 5 ou 6 de Conformação Frigorífica ao Sobreano;
  • Possuir RGD emitido pela ABCB Senepol;
  • Exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos;
  • Na avaliação genética de 2018, ser classificado como “Elite”, para as características Total Materno à Desmama, Peso ao Sobreano; e classificação “Superior” para Perímetro Escrotal ao Sobreano e Espessura de Gordura Subcutânea;
  • Ter aprovação de dois técnicos, sendo um deles credenciado do Programa Geneplus Embrapa e o outro designado pela Central de Inseminação parceira.

Após a eleição dos candidatos, este foi encaminhado para uma Central de Inseminação, que é responsável pela distribuição dos lotes de sêmen deste touro às Fazendas colaboradoras. Naturalmente, terá preferência os participantes do Programa Geneplus Embrapa e os primeiros a manifestarem interesse.


A descrição detalhada do indivíduo pode ser vista na última página deste documento.


O touro terá no mínimo 600 doses de sêmen distribuídas entre os participantes


Supervisão/responsável

A supervisão do ATJPLUS-Senepol estará a cargo do Zootecnista Lucas Nascimento Silva, técnico credenciado do Programa Geneplus Embrapa. Todas as etapas terão seu acompanhamento, desde a solicitação das doses de sêmen junto à Central até a distribuição das doses.


Contato/Informações: Tel: 67 3368-2181 / Cel: 67 98121-9034 / E-mail: lnszoo@hotmail.com


Requisitos necessários para participação

  • Disponibilidade de matrizes com identificação única, bem como ano de nascimento e composição racial conhecidos;
  • Compromisso em coletar os dados das progênies do touro e enviá-los ao Programa Geneplus Embrapa. A coleta de dados deverá, preferencialmente, ter acompanhamento de um técnico credenciado do Programa Geneplus Embrapa.

Investimento

As doses de sêmen e o transporte das mesmas serão gratuitos aos colaboradores, sendo que a distribuição e a logística ficará a cargo da “Central de Inseminação Responsável”.

O único investimento relacionado a esta ação, refere-se aos custos relacionados a vista do técnico para a coleta de dados e avaliação das progênies.


RGD Nome Pai Avô Materno Fazenda Ficha Foto
BARA0193 193 DA BARRA WC 174A HBC HOTSTUFF 25A SENEPOL DA BARRA Ficha

Sócios

Copyright © 2015 Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. Todos os direitos reservados. dothCom
Geneplus Embrapa