Geneplus

ATJPlus - Senepol

Conceitos

A ideia de avaliar e difundir com agilidade a genética de animais jovens e promissores foi proposta no início da década de 1990, com pioneirismo, pela Embrapa Gado de Corte, com a implantação do Programa de Avaliação de Touros Jovens – ATJ. Desde a sua criação, este Programa foi baseado em parceria com criadores, Centrais de Inseminação, Universidades e Associações de Raças. A estratégia deste Programa consiste em identificar touros jovens promissores e promover, via inseminação artificial, FIV e TE a intensa utilização dos mesmos em rebanhos parceiros garantindo rápido e significativo aumento do número de suas progênies. Isto torna seus resultados mais acurados na avaliação genética, aumentando a segurança do criador em investir naqueles touros jovens que se provem melhoradores. Além de contribuir para a redução do intervalo de geração devido ao maior uso de touros jovens, o ATJ possibilita a ampliação da oferta de novas opções de touros aos criadores, o que pode contribuir com a ampliação da variabilidade genética dentro da raça.


Em 2012, foi iniciado o Programa ATJPLUS – SENEPOL a fim de avaliar as progênies de touros jovens selecionados em provas de desempenho com supervisão técnica do Programa Geneplus-Embrapa e, também, daqueles que se destacam, via avaliação genética, nas fazendas participantes do Programa de Melhoramento da Raça Senepol / Geneplus-Embrapa.


Para participação no ATJPLUS - SENEPOL, através das provas de desempenho, além de ser classificado como Elite no ranking e ter aprovação da equipe técnica responsável, os animais devem ser classificados com nota 5 ou 6 para conformação frigorífica. Enquanto que os animais que se destacam nas fazendas parceiras do Programa Geneplus - Embrapa, devem ter conformação frigorífica 5 ou 6 à desmama e ao sobreano; terem classificação Elite, na avaliação genética, para as características de Peso à Desmama, Peso ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano; e terem aprovação de dois técnicos. Todos os animais eleitos devem ter nota máxima para a avaliação de aprumos; possuir RGD definitivo emitido pela ABCB Senepol; apresentar exame andrológico positivo e idade inferior a dois anos. Após a eleição dos candidatos, estes serão encaminhados para uma Central de Inseminação, que é responsável pela distribuição dos lotes de sêmen destes touros às Fazendas colaboradoras. A escolha dos lotes de sêmen é feita pelo participante do ATJPLUS - SENEPOL, sendo que, naturalmente, terá preferência os participantes do Programa Geneplus-Embrapa e os primeiros a manifestarem interesse.


A participação deste projeto implica no compromisso em coletar os dados das progênies dos touros e enviá-los ao Programa Geneplus-Embrapa, sendo esta coleta, preferencialmente, acompanhada por um técnico do Programa.


O Programa Geneplus–Embrapa agradece aos criadores e às empresas parceiras pela colaboração e convida a todos a participarem desta iniciativa que pode trazer significativos benefícios para a raça Senepol.

Sócios

Copyright © 2015 Geneplus Consultoria Agropecuária Ltda. Todos os direitos reservados. dothCom
Geneplus Embrapa