Responsive image

RELATÓRIO DE TOUROS DAS RAÇAS HEREFORD E BRAFORD - Edição 2017

INTRODUÇÃO

Este documento que apresenta os resultados da 9ª avaliação dos animais participantes do Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford - PampaPlus, é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa, via seu programa Geneplus (Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte) por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM).

Esta avaliação foi conduzida utilizando-se dados relacionados a pesos (ao nascer, a desmama e ao sobre-ano), ganho de peso pós-desmama, perímetro escrotal ao sobre-ano, escores de musculatura, estatura, estrutura corporal, umbigo e de pigmentação e proteção ocular das progênies, e o peso da vaca e a sua condição corporal a desmama, obtidos a partir do arquivo zootécnico da ABHB. Com base nestes dados, foram calculados os pesos à desmama (205 dias) e ao sobre-ano (550 dias), o ganho de peso pós-demama, o peso da mãe e a sua condição corporal à desmama de sua cria e o perímetro escrotal ao sobre-ano, além de considerar ainda o peso ao nascer, os escores de musculatura, estatura, estrutura corporal, umbigo e de pigmentação e proteção ocular ao sobre-ano. Foram preditas as diferenças esperadas na progênie (DEPs), tanto para o efeito direto quanto para o efeito materno, quando pertinentes. Nesta oportunidade participaram da avaliação 1.380 reprodutores das raças Hereford e Braford.

Muitos dos touros desta relação poderão não mais estar disponíveis, mesmo assim, foram mantidos todos os animais para a avaliação global. Na versão informatizada, é possibilitado o uso de filtros considerando touros ativos a partir de dado ano, bem como em função das acurácias associadas a cada uma das DEPs apresentadas.

Vale esclarecer que o número de filhos não constituiu razão para exclusão de qualquer touro na análise.