PROGRAMA DE MELHORAMENTO DA RAÇA CARACU
Edição 2016
Parceria ABCC / Geneplus - Embrapa / IAPAR

 
  O Programa
  Como Obter
  Introdução
  Dados Analisados
  Metodologia
  Resultados
  Conceitos Gerais
  Ref. Bibliográficas
  Agradecimento
  Equipe
  Fale Conosco
  Outros Sumários

 

 

INTRODUÇÃO

Este documento que apresenta os resultados da 18ª avaliação nacional de touros Caracu é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCC), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Embrapa, através do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM).

Esta avaliação foi conduzida utilizando-se dados relacionados a pesos e perímetros escrotais das progênies dos referidos touros, obtidos a partir do arquivo zootécnico da ABCC. Com base nestes dados, foram calculados os pesos à fase materna (120 dias), à desmama (240 dias) e ao sobreano (480 dias), assim como o ganho pós-desmama e o perímetro escrotal ao sobreano. Foram preditas as diferenças esperadas na progênie (DEPs), tanto para o efeito direto quanto para o efeito materno, quando pertinentes. Nesta oportunidade participaram da avaliação 2.690 reprodutores da raça Caracu.

Muitos dos touros desta relação poderão não mais estar disponíveis, mesmo assim, foram mantidos todos os animais para a avaliação global. Na versão informatizada, é possibilitado o uso de filtros considerando touros ativos a partir de dado ano, bem como em função das acurácias associadas a cada uma das DEPs apresentadas. Todos os touros avaliados constam da publicação do sumário na versão informatizada.

Vale esclarecer que o número de filhos não constituiu razão para exclusão de qualquer touro na análise.