Responsive image

Sumário de Touros da Raça Nelore - 2017

APRESENTAÇÃO

Um dos grandes desafios da pesquisa e desenvolvimento agropecuário é a celeridade em gerar e ofertar tecnologias, produtos, processos, serviços e conhecimentos aplicados às cadeias produtivas. Diretamente associada está a premente necessidade de constante atualização dos sistemas de produção pelo uso de novos recursos tecnológicos gerados pela pesquisa.

No cenário da produção de proteína de origem animal, o Brasil pecuário se consolidou graças ao clássico tripé: Alimentação – Saúde – Genética Animal, e, claro, às tecnologias associadas a este.

Os Sumários de Raças são ferramentas fundamentais para a evolução genética e produtiva dos rebanhos. Esses deram, e continuam dando, suporte para o Brasil se tornar e manter como um dos mais estratégicos celeiros de genética bovina avançada. Destaca-se, aqui, a raça Nelore, sustentáculo para produção de carne brasileira.

A Embrapa Gado de Corte desde a sua fundação tem contribuído de forma decisiva para o aumento da produção e da produtividade dos rebanhos por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimento e tecnologia relacionados, de um modo geral, a nutrição, saúde e genética animal e à gestão do agronegócio, dentre outros temas.

Neste contexto, a Embrapa Gado de Corte disponibiliza a cadeia produtiva da carne, em geral, e, em especial aos criadores e selecionadores da raça Nelore, a quinta edição do Sumário de Touros da Raça Nelore do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus. Este sumário é fruto de um árduo, criterioso e preciso trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1996. Trabalho de altíssima qualidade, com participação de uma diversidade de atores-chaves, do produtor rural, do profissional técnico, ao cientista em genética de instituições parceiras.

O primeiro estágio se dá a partir de um plano de trabalho, sob orientação do qual, os criadores participantes do Programa Geneplus Embrapa coletam os preciosos dados de campo: genealogia e desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Em seguida, sobre estes, uma competente, experiente e dedicada equipe técnica constituída por pesquisadores e analistas se encarrega de aplicar as mais modernas técnicas e ferramentas de avaliação genética e gerenciamento de bases de dados. Desta forma, os dados de campo passam a produzir informações tecnológicas preciosas para a realização, de fato, do melhoramento genético não apenas dos rebanhos dos criadores participantes do Programa, como de toda a raça Nelore, pela oportunidade de uso de biotécnicas reprodutivas de elevado impacto disponíveis atualmente.

A base de dados que suporta esta tecnologia inclui os dados de progênies nascidas no período de 1996 a 2017 que, depois de submetidos às devidas análises de consistência, totalizaram 1.963.927 com registros válidos, relacionados às diversas características. Estamos falando de uma população de 2.431.390 bovinos da raça Nelore.

Este estratégico ferramental oferta dados e informações cruciais para o produtor rural. Para um grande número de características foram estimadas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) diretas e maternas. Ademias, o Índice de Qualificação Genética (IQG) é apresentado na tabela classificatória de touros, dentre outros importantes resultados.

O Sumário Nelore celebra e torna efetiva a contribuição da Embrapa e do Programa Geneplus na busca de soluções tecnológicas avançadas e adequadas ao atual cenário do melhoramento genético da raça Nelore. Faz jus à importância estratégica desta raça para a pecuária de corte brasileira e do mundo tropical.

Se o Brasil é o expoente em genética Nelore é porque vale a pena investir em ciência e tecnologia.

Bom proveito a todos!

Cleber Oliveira Soares
Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte