Responsive image

Sumário de Touros da Raça Nelore - 2017

AGRADECIMENTOS

A equipe do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus agradece formalmente aos criadores da raça Nelore, que ao se dedicarem ao trabalho de seleção de sua raça, escolheram e confiaram no Programa Geneplus Embrapa para assessorá-los. Os dados de desempenho, produtivo e reprodutivo, as informações da genealogia e o registro das condições de manejo coletados nestes anos do Programa constituem o conteúdo para se estimar as DEPs, ferramentas básicas para a orientação do programa de seleção em direção ao melhoramento da produção e produtividade dos animais.

Aos nossos Técnicos de Campo e Analistas de Sistemas responsáveis pela coleta de dados nas fazendas, pela organização, pelo processamento de dados, pela atualização de arquivos e pelo retorno e aplicação dos resultados, condições primárias para a viabilização de trabalhos desta natureza, nosso sincero agradecimento.

Expressamos nosso reconhecimento à equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental - Fundapam, pelo apoio administrativo na gestão do Programa Geneplus Embrapa.

Registramos o nosso agradecimento aos professores, pesquisadores e técnicos em geral, da área de melhoramento animal, pelos ensinamentos e apresentação contínua de soluções para a evolução da pecuária de corte.

Particularmente, agradecemos aos Professores Dale Van Vleck (University of Nebraska, Estados Unidos da América) e Lawrence Schaeffer (University of Guelph, Canadá), que contribuíram na busca de soluções computacionais, viabilizando a aplicação da metodologia de avaliação genética preconizada para grandes massas de dados.

Externamos ainda o nosso agradecimento aos Professores Ignacy Misztal, Joseph Keith Bertrand e Shogo Tsuruta (The University of Georgia, Estados Unidos da América) pela orientação e treinamento concedido aos membros do Programa Geneplus Embrapa.