Responsive image

Sumário de Touros da Raça Nelore - 2017

INTRODUÇÃO

Este documento, que apresenta os resultados da avaliação genética de touros da raça Nelore, celebra 21 anos de atuação do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus.

O Programa Geneplus Embrapa se caracteriza por ser uma tecnologia de prestação de serviços que assessora o criador na definição, implementação e na utilização dos recursos genéticos do seu rebanho com o objetivo de maximizar a sua produção. O Programa foi assim definido e se caracteriza pela interação permanente dos seus Técnicos com os das Fazendas assessoradas. O conceito do grupo do Programa é de que a prática de melhoramento não se conclui com a avaliação genética. É necessário delinear um plano adequado de trabalho e, principalmente aplicar os resultados, corrigindo sempre que necessário.

O Sumário ora apresentado constitui o resultado da avaliação genética utilizando-se informações das características relacionadas à produção e reprodução das progênies dos referidos touros, obtidos do Banco de Dados do Programa conduzido nas Fazendas assessoradas. Com base nestes dados, foram considerados os pesos ao Nascer (PN), o peso na Fase Materna (PM), à Desmama (PD) e ao Sobreano (PS), bem como o ganho pós-desmama (GPD). Finalmente, para todas estas características, foram estimadas as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), diretas e maternas. O grupo das características reprodutivas avaliadas inclui a Idade ao Primeiro Parto (IPP), o Perímetro Escrotal à Desmama (PED), ao Sobreano (PES) e o Peso da Vaca à Desmama (PVD). Neste Sumário estão também incluídas as características de biótipo, Conformação Frigorífica à Desmama (CFD), e ao Sobreano (CFS), além daquelas relacionadas a carcaça avaliadas por ultrassonografia, Área de Olho de lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Marmoreio (MAR). Para as características de reprodução, de biótipo e de carcaça, foram estimadas as DEPs diretas.

Nesta oportunidade, foram avaliados 31.423 reprodutores da raça Nelore, sendo que 899 com sêmen disponível nas Centrais de Inseminação, por ocasião da edição. Touros desta relação, no entanto, poderão estar mortos. Entretanto, contribuíram, positivamente ou negativamente, em algum momento no estágio atual de um ou outro rebanho. Além disso, por se tratar de um Programa de Melhoramento às Fazendas é necessário fazer uma avaliação mais ampla possível, de modo a proporcionar informações sobre muitos touros até então desconhecidos ou que, porventura, foram ou estão sendo utilizados em um só rebanho. Na versão informatizada, disponível para download em nossas homepages: Embrapa Gado de Corte ou Geneplus, e na opção para aplicativos móveis, disponível no Google Play, encontram-se instruções para cópia e instalação. Nestas opções é facultado ao usuário a utilização de recursos de busca e testes de índices bem como o uso de filtros considerando touros ativos a partir de determinado ano, estimativas de DEPs, bem como valores específicos de acurácias das DEPs, período de nascimento, filhos nos últimos anos e número de rebanhos com filhos.

Vale esclarecer que o número de filhos não constituiu razão para exclusão de qualquer touro na análise.

Aos usuários da Tecnologia Geneplus são disponibilizados, duas vezes ao ano, os Resultados da Avaliação Genética das Matrizes e dos Produtos pertencente ao seu rebanho, além da apresentação completa dos resultados de todos os Touros da base de dados através do Sistema Geneplus de Resultados (SGPR).