Responsive image

Sumário de Touros da Raça Senepol - 2017

Palavra do Diretor-Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa

A raça Senepol foi desenvolvida visando viabilizar a produção de gado de corte para as condições tropicais. Buscou-se e conseguiu-se incorporar excelentes características zootécnicas e produtivas, especialmente àquelas associadas à conformação frigorífica, precocidade sexual, docilidade, tolerância ao calor, boa habilidade materna, precocidade sexual aliada à alta libido, longevidade, carne macia, boa resistência a parasitas, e ao excelente desempenho a pasto.

No Brasil, o bovino Senepol ingressou no ano de 2000, e hoje possuímos o maior e um dos melhores rebanhos, em qualidade, do mundo. Fato estratégico foi que desde aquela época entraram no País animais de excelente procedência e qualidade genética, vindos principalmente dos Estados Unidos da América e da região do Caribe. Atualmente, a raça está distribuída em diversos países de clima tropical e subtropical.

A Senepol tem sido acompanhada, avaliada e aprimorada por meio da parceria do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus e a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol. Esta parceria, cujo produtor é o ator-chave do processo, tem buscado a partir da variabilidade genética da raça, identificar animais geneticamente superiores capazes de contribuir para a melhoria contínua da raça, especialmente quanto à qualidade da carne. Está em sintonia com os sistemas de produção de gado de corte predominantes no Brasil, para os quais as características de adaptabilidade e funcionalidade são de fundamental importância.

A tecnologia Geneplus/Embrapa, que se aplica junto ao criador, oferta aos produtores o que há de melhor em resultados de avaliação genética de matrizes, touros e produtos. O sucesso da parceria tem sido observado também nas gerações seguintes às análises. Adicionalmente, a avaliação de touros jovens é outro ganho estratégico, dada a grande demanda e o déficit de reprodutores geneticamente superiores nos rebanhos brasileiros.

Raça que tem se destacado na pecuária brasileira em qualidade genética e incrementos de produtividade e lucratividade. Hoje, a genética Senepol brasileira não é só sinônimo de qualidade e produtividade, é também de investimentos de curto, médio e longo prazo.

Assim, apresentamos o Sumário de Touros Senepol 2017 – Programa Geneplus- Embrapa. Este contém os dados e resultados detalhados das avaliações genéticas da raça Senepol com os principais índices de avaliações. Este ano, a novidade é que o Índice de Qualificação Genética incorpora as características ligadas à carcaça consideradas pela primeira vez no Sumário de 2016 (área de olho de lombo – AOL e espessura de gordura subcutânea – EGS), bem como o peso ao nascer.

A Senepol tem um potencial ímpar de contribuir para o fortalecimento da qualidade e da produção de carne superior na pecuária nacional, dado os seus atributos positivos, sua genética taurina e adaptação às condições tropicais de produção.

O Sumário contém informações estratégicas e práticas aplicadas ao produtor e à cadeia produtiva. Para a Embrapa, tecnologia, informação e conhecimento são elementos essenciais para o sucesso da pecuária brasileira.

Bom proveito a todos!

Cleber Oliveira Soares
Diretor-Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa