Responsive image

Sumário de Touros da Raça Senepol - 2017

Palavra do Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol)

É com grande satisfação, após enorme esforço e muito estudo, que nos deparamos com tão importante publicação para desenvolvimento do melhoramento e evolução genética da raça Senepol. Este conjunto de informações e referências compiladas, de cunho técnico, tem um novo e importante formato remetendo ao fato de ser a única publicação formal reconhecidamente oficial por parte da ABCB Senepol como Sumário de Touros, e portanto confiável a ponto de representar até o presente momento as linhas e diretrizes necessárias para o desenvolvimento presente e futuro da raça Senepol.

É um documento técnico informativo do resultado genotípico dos bovinos Senepol obtido dos estudos e informações de campo nas avaliações intra e inter-rebanhos de número significativo de importantes criatórios e provas de avaliação de desempenho Brasil afora, compilados, orientados e analisados pelo Programa Geneplus Embrapa, por nós delegada a função de gerar as informações necessárias para orientar os criadores da raça Senepol a buscarem seus objetivos de produção de forma segura e profissional. Este documento foi lastreado pelo esforço, competência técnica e dedicação de importantes pesquisadores e técnicos colaboradores do Programa Geneplus Embrapa, somado com o apoio da superintendência técnica e de todos os técnicos do CDT (Conselho Deliberativo Técnico) da raça Senepol, bem como dos inspetores técnicos do SRG (Serviço de Registro Genealógico), agora também credenciados a serem orientadores melhoristas aos criadores usuários do Sumário.

Importantes diretrizes e alinhamentos aqui, neste documento, são evidenciados e expressados aos criadores com o lançamento do Programa de Melhoramento Genético da raça Senepol (PMGS). Com seus quatro pilares didaticamente separados, chegando no Arquivo Zootécnico Nacional da raça Senepol, importante marco na história do melhoramento genético da raça Senepol desenvolvida no Brasil. Essa iniciativa culminará muito em breve em processos de certificação de criatórios por parte de nossa associação, para emissão de selos de garantia da qualidade, aos criatórios que venham a se preocupar com a seleção e o melhoramento genético da raça visando a produção de ferramentas genéticas para serem eficientes na geração de heterose a campo e nos resultados dos setores de cria, mas também no direcionamento de verdadeiras “sementes” geradoras de agregação de valor ao longo da cadeia pecuária, chegando até o prato do consumidor. Criador, selecionador e melhorista, é necessário ter uma visão do pasto ao prato para consolidar definitivamente a raça no Brasil, e as ferramentas para facilitar este processo se encontram neste Sumário.

Boa leitura e especialmente, bom uso das importantes informações aqui disponíveis neste documento.

Pedro Crosara Gustin
Presidente ABCB Senepol