Responsive image

Sumário de Touros da Raça Senepol - 2017

AGRADECIMENTOS


A equipe do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus agradece formalmente aos criadores de Senepol que ao se dedicarem ao trabalho de seleção de sua raça, participando, junto à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB SENEPOL), escolheram e confiaram no Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte - Geneplus para assessorá-los.

Aos nossos Técnicos de Campo e Analistas de Sistemas responsáveis pela coleta de dados nas fazendas, pela organização, pelo processamento de dados, pela atualização de arquivos e pelo retorno e aplicação dos resultados, condições primárias para a viabilização de trabalhos desta natureza, nosso sincero agradecimento.

Expressamos nosso reconhecimento à equipe da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental - Fundapam, pelo apoio administrativo na gestão do Programa Geneplus Embrapa.

Registramos o nosso agradecimento aos professores, pesquisadores e técnicos em geral, da área de melhoramento animal, pelos ensinamentos e apresentação contínua de soluções para a evolução da pecuária de corte.

Particularmente, agradecemos aos Professores Dale Van Vleck (University of Nebraska, Estados Unidos da América) e Lawrence Schaeffer (University of Guelph, Canadá), que contribuíram na busca de soluções computacionais, viabilizando a aplicação da metodologia de avaliação genética preconizada para grandes massas de dados.

Externamos ainda o nosso agradecimento aos Professores Ignacy Misztal, Joseph Keith Bertrand e Shogo Tsuruta (The University of Georgia, Estados Unidos da América) pela orientação e treinamento concedido ao nosso grupo.



AO PROGRAMA SAFIRAS DO SENEPOL E À PROVA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SENEPOL - PADS


O Programa Geneplus-Embrapa agradece aos coordenadores do programa Safiras do Senepol e da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol - PADS por disponibilizar os dados de avaliação de carcaça por ultrassonografia para uso na Avaliação Genética dos rebanhos assessorados pelo Programa. No programa Safiras do Senepol, mais de 1.500 fêmeas foram avaliadas desde 2009, quando foi criado. Já na PADS, criada em 2011, mais de 600 machos tiveram dados de carcaça coletados. Sem estes dados, não seria possível disponibilizarmos as DEPs para Área de Olho de Lombo (AO L) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), nesta edição do Sumário de Touros Senepol Geneplus-Embrapa.

Para uma raça de corte, o conhecimento das diferenças genéticas entre os indivíduos em termos de qualidade de carcaça representa uma ferramenta poderosa na promoção do melhoramento genético. Esforços como esses realizados precisam ser fortalecidos, em especial, com a coleta deste tipo de dado nas fazendas de seleção, enriquecendo o banco de dados da raça Senepol e, consequentemente, tornando os resultados disponibilizados nos Sumários (DEPs) mais confiáveis a cada ano. Ressalta-se que atualmente o Programa Geneplus-Embrapa para a raça Senepol conta com criadores que já fazem sistematicamente uso das avaliações de carcaça por ultrassonografia em seus criatórios, entretanto, ainda representam uma minoria até o momento.

Por fim, este agradecimento, naturalmente, se estende a todos os criadores que participaram e participam do programa Safiras do Senepol e da PADS.

Programa Geneplus-Embrapa